terça-feira, 25 de outubro de 2016

Internet of Things ou Intelligence of Things? Máquinas ou Sensores?

Segundo a Wikipédia, a Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) é uma revolução tecnológica, que trata da conexão à Internet de dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia (como aparelhos eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte, etc.). Esta inovação técnica trará avanços em campos tão importantes como os Sensores Wireless, a Inteligência Artificial e a Nanotecnologia...
Internet of Things - IoT
Internet das Coisas (IoC) é muito maior do que qualquer um de nós possa imaginar!

Quando falamos sobre "a próxima Grande Sacada (the Next Big Thing)" normalmente não pensamos grande o suficiente...

E não se trata de uma questão de falta de imaginação; trata-se de uma falha na observação...

Vale lembrar que bons observadores costumam sustentar que o futuro está sempre claro à nossa frente, não se fazendo necessário imaginá-lo ou inventá-lo, basta estar disposto a enxergá-lo!

Intelligence of Things IoT
IoT = Intelligence of Things!

Internet das Coisas (IoT) é, sem dúvidas, uma das "Next Big Things". Este admirável mundo novo gira em torno da amplificação massiva da comunicação entre dispositivos, ou comunicação Máquina a Máquina (Machine to Machine - M2M).

A IoT é alicerçada sobre a Computação em Nuvem (Cloud) e sobre as Redes de Sensores de Coleta de Dados; A IoT é móvel, virtual e de conexão instantânea; Dizem que a IoT aportará "inteligência" a tudo ao nosso redor, da iluminação pública aos meios de transporte, dos relógios de pulso às geladeiras e demais utensílios domésticos.

Mas por que dizer que normalmente as pessoas não pensam grande o suficiente quando olham para o futuro?!?

Na verdade, trata-se da necessidade de uma mudança de foco na discussão sobre a comunicação Máquina a Máquina (M2M)... Neste cenário, costumamos enxergar dispositivos conversando com dispositivos. Todavia, uma máquina é não mais do que um instrumento, uma ferramenta desprovida de poder de reação, ou seja, algo que está realizando ma tarefa predefinida. Porém, quando tornamos as máquinas "inteligentes", não estamos mais tratando estritamente de Máquinas; estamos lidando com Sensores...

Um Sensor não é uma Máquina. Ele não executa tarefas do mesmo modo que uma máquina. Na verdade, ele mede, avalia e reage! Em suma, que obtém e analisa dados.

Resumidamente, podemos afirmar que a Internet das Coisas (IoT) é a fusão de sensores a máquinas. Ou seja, o real valor que a Internet das Coisas (IoT) gera está baseado na coleta e cruzamento de dados. Momento no qual, as Aplicações na Nuvem tornam-se peças chave para alavancar o valor dos dados coletados, interpretando-os e re-transmitindo-os.

Em fim, os Sensores dão vida aos sentidos da IoT (visão, audição, olfato, tato e paladar), enquanto as Aplicações na Nuvem fazem as vezes de seu Cérebro, transformando os dados coletados em informação e contribuindo para os processos de tomada de decisão.


Veja também:


Vecto Mobile: 1ª MVNO brasileira com foco em IoT e M2M


Nenhum comentário: