segunda-feira, 29 de junho de 2015

Custo de Aquisição no eCommerce


Custo de Aquisição - qual o custa para sua Loja Virtual da conquista de um novo cliente?
Ciclo de Aquisição de Novos Clientes no eCommerce

Quanto custa, à Loja Virtual, a conquista de cada novo cliente?

A conquista de novos clientes não é tarefa fácil e pode ser mais cara do que se imagina!

Normalmente, o empreendedor brasileiro não faz a conta de quanto custa cada novo cliente para sua Loja Virtual.

Independentemente do canal, e-Commerce ou Loja Física, sempre sai mais barato investir em ações de Retenção de Clientes atuais, do que apostar em estratégias para atrair novos usuários.

A conta é simples, mas requer organização. O cálculo de Custo de Aquisição é baseado em três métricas básicas: Verba investida em Marketing no período, Verba investida em Vendas e Quantidade de Novos Clientes no período.

Todavia, a fim de facilitar o cálculo do custo de aquisição de clientes, vale explicar como encontrar esses valores.

Como calcular os Gastos em Vendas?

Aqui deve-se considerar todos os custos operacionais que englobam as ações para conquistar novos leads. Por exemplo, salário e comissões de prospectores de novos clientes, call center, atendimento ao cliente, SEO, redes sociais e qualquer outra despesa que esteja relacionada a informações e esclarecimentos ao cliente.

Como calcular os Gastos com Marketing?

Para tanto, deve-se considerar os gastos com e-mail marketing, links patrocinados, campanhas publicitárias, folders, banners, promoções e concursos, propagandas e parcerias. Todo dinheiro gasto com ações para divulgar sua loja ou produto devem estar nessa conta.

Como calcular a Quantidade de Novos Clientes?

Neste caso, é fundamental controlar o cadastro de todos novos clientes que entraram em base no período analisado, considerando-se também todas possíveis conversões futuras, como um novo cadastro de newsletter, clientes que abandonaram carrinho, e qualquer outra ação que tenha trazido novos leads. Ou seja, este número não leva em conta apenas aqueles clientes que efetivaram uma compra de produto ou serviço.

Como fazer o cálculo do Custo de Aquisição de Novos Clientes?

Para descobrir quanto custa cada novo cliente, deve-se somar os custos de marketing com os da área comercial e divida pela quantidade de novos clientes conquistados no período. Assim, supondo-se que foram conquistados 200 novos clientes no último mês e que a soma das despesas tenha totalizado R$ 6.000. Nesse caso, cada cliente custou R$ 30.

A conta fica assim:

6.000 (custos de marketing + custos da área comercial)
÷
200 (novos clientes)
=
30 (custo de aquisição de novos clientes)

Com esse número em mãos, é importante definir novas metas e estratégias. Por exemplo, no caso acima, cada cliente novo custa R$ 30 para a empresa. Se o tíquete-médio desses clientes é de R$ 20, significa que você está perdendo dinheiro.

A solução é encontrar maneiras mais baratas e eficazes de trazer clientes para a Loja Virtual. Por outro lado, se o tíquete-médio da loja for de R$ 100 e a margem de lucro for de R$ 40, significa que vale a pena seguir investindo na estratégia, pois o retorno sob o investimento é significativo.

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