quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Por que integrar o PC à TV?

Muitos são os benefícios e as formas de Integrar um Computador ao Televisor.

Por que Conectar o PC à TV

Então por que e como integrar um PC à TV?

1) Navegar na Internet por Portais de Vídeo
O YouTube e outros portais de vídeo já viraram referência na Internet. A produção de Conteúdo Amador Gerado pelos Usuários (User Generated Content - UGC) atrai muitos usuários, que geram toneladas de novos conteúdos a cada dia. Poder assistir a esses vídeos na TV "Não tem preço"!

Na minha casa, por exemplo, 80% do tempo de uso de minha Smart TV (TV Conectada) é consumido no YouTube pelo meu filho de 2 anos, assistindo a programas de culinária e a pousos e decolagens de avião, além de seus programinhas prediletos, ou seja: Pocoyo, Contos de Fadas, etc...

2) Assistir a Filmes Alugados em Serviços Digitais
Embora esse tipo de serviço já esteja sendo inserido em televisores mais modernos (Smart TVs), ainda é uma novidade, mas que já está acessível a qualquer consumidor brasileiro, mesmo com conexões à Internet abaixo de 1 Megabit por segundo (Mbps), compatível com o piso do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) do Governo Federal.

A EnterPLAY - Locadora de Filmes Digitais - é uma empresa 100% nacional que, além de entregar filmes digitais, via Streaming (basta clicar para começar a assistir), também facilita a vida de quem ainda não comprou sua 1ª TV Conectada ou ainda, gostaria de estender este benefício aos demais aparelhos de seu lar. A mágica está baseada em uma caixinha chamada Set-Top Box (ou STB – uma caixinha destas, um pouco mais cara, é a Boxee Box), que pode custar menos de R$ 100,00 e conectar qualquer modelo de TV (novo ou antigo) diretamente à Internet.
EnterPLAY - multi-device

Sobre este tema, sugiro a leitura do artigo: As Videolocadoras deixaram de existir e o DVD chegou ao seu fim. Será a TV à Cabo a próxima vítima (“Cableless Future”)? - http://goo.gl/EzDHR

3) Jogar em uma tela maior
Um das reclamações de quem não gosta de jogar no PC é o seu monitor reduzido, que não se compara aos televisores maiores ou até aos telões, em hometheaters mais sofisticados. Assim, para se divertir com os melhores games de computador, pode-se contar com toda a tecnologia de uma TV moderna, ligada ao PC.

4) Usar o drive de Blu-ray de um Notebook na TV
A aquisição de um videogame de última geração, como o PlayStation 3, ou um Blu-ray player não é a única forma de ter acesso à tecnologia, pois, caso o notebook possua um tocador de Blu-ray, basta ligá-lo à TV via cabo HDMI (quanto mais entradas HDMI a TV possuir, melhor). Esta é mais uma forma de assistir à conteúdos em Alta Definição (HD - High Definition) na televisão.

5) Ministrar palestras, mesmo sem um projetor
Pode-se realizar apresentações baseadas no PC (feitas em Powerpoint, por exemplo) para um grupo de pessoas sem a necessidade de possuir um projetor.
Com as telas avantajadas de televisores modernos, basta ligar o computador à TV para realizar a apresentação sem deixar nada a desejar.

6) Exibir suas fotos e vídeos
Ao voltar das férias com centenas de fotografias e vídeos, estamos ansiosos por compartilhá-los com nossos familiares e amigos. E, é claro que não vamos mais lançar mão do arcaico e ecologicamente insustentável método da revelação, no caso das fotos, ou gerar DVDs, no caso dos vídeos. Vamos sim plugar o notebook à televisão e resolver o "problema", assistindo ao conteúdo com o maior conforto.

7) Transformar a TV em um Media Center
image

Hoje já existem diversos serviços de streaming de músicas que, se conectados à TV, podem tocar suas seleções musicais diretamente em seu hometheater, via Internet, sem a necessidade de ficar trocando de CD ou de DVD, sempre que o mesmo chega ao fim.

Outra forma de fazer transforma a TV em um Media Center sem fio (wireless) é a conexão do PC (e todas as músicas armazenadas nele) à TV via protocolo DLNA (Digital Living Networking Alliance – www.dlna.org).
DLNA

Enfim, realmente agregar interatividade à televisão, que, o meu ver, virá por meio da Internet e não pelo Ginga (software de interatividade da TV Digital, que nem chegou a ser natimorto, pois ainda não nasceu… Hoje é apenas um projeto morto, cuja mãe foi atropelada pelo trator da Web).
O Ginga morreu!

Veja um pouco mais sobre a plataforma EnterPLAY Cloud Video abaixo:

Nenhum comentário: