sábado, 2 de julho de 2011

Compra Coletiva – Uma nova Mídia Estratégica

Há pouco mais de um ano no Brasil, os sites de Compras Coletivas já conquistaram o consumidor e as empresas.
Como os sites de Compras Coletivas podem ajudar a sua empresa a vender mais.

Compras Coletivas

Foi a empresa pioneira o GrupOn, em 2008 criou esse serviço nasceu nos EUA, atualmente presente em 26 países e com faturamento anual estimado em US$ 500 milhões para este ano.

Neste formato de compra, são oferecidos Cupons de Descontos de até 90% em produtos e, principalmente, serviços diversificados, a partir das parcerias com empresas de diversos ramos como vestuário e acessórios, gastronomia, entretenimento e beleza.

Com a possibilidade de investimento inicial baixo, os Clubes de Compras Coletivas atraem milhares de consumidores, beneficiando as empresas que conseguem promover seus produtos e serviços, tirando o internauta da frente do computador e levando-o para o ponto-de-venda.

Dado o mecanismo de funcionamento desses sites, o desempenho dos negócios conta com um aliado importante: ações de e-mail marketing bem estruturadas. Elas funcionam como a Vara que Pesca seus usuários e os joga para dentro de seus sites de compras.

Aliás, essa analogia faz jus ao nome de um dos maiores sites desse tipo no Brasil, o Peixe Urbano.

Talvez uma das justificativas para tamanho sucesso dessa nova onda seja o fato dela ser uma opção vantajosa tanto para os usuários (compradores), quanto para os empresários. Os consumidores desfrutam de produtos de qualidade por um preço muito abaixo do mercado, e as empresas fidelizam novos clientes, que talvez não aparecessem se não fosse pela promoção.

Qual a vantagem para as empresas?

Os sites de Compras Coletivas, apesar de receberem inúmeras compras a cada oferta feita, não beneficiam as empresas em detrimento da quantidade de compras, que na maioria das vezes são oferecidas a preço de custo (ou abaixo dele).

Na verdade, o maior valor de gerado pelas Compras Coletivas está na divulgação da marca (Marketing), e no retorno do cliente à aquisição de um novo produto, sem, necessariamente, precisar de uma promoção.

Finalmente, as principais ferramentas de sucesso das Compras Coletivas são:
- e-Mail marketing;
- Mídias sociais; e
- Principalmente, a oferta relevante para o consumidor.

Veja mais em: Ranking de junho/11 dos sites de Compras Coletivas no Brasil

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