quarta-feira, 18 de maio de 2011

Exuberância do Varejo Online - evento e-Commerce Brasil - Métricas e UX

BRAZILIAN DREAM = exuberância do e-Commerce + Copa de Mundo + Olimpíadas

O Brasil é responsável por 60,8% do faturamento do Comércio Eletrônico na América Latina!

O encontro reuniu cerca de 250 lojistas online já atuantes em todo o Brasil, fornecedores de e-Commerce e profissionais especializados na área

“Quem foi que disse que de 2% a 4% é uma boa taxa de conversão para o e-commerce brasileiro?”. Foi com essa indagação de Mariano Farias, da VTEX, que saíram os participantes da Conferência Técnica e-Commerce Brasil Métricas e UX, que aconteceu em 12/05/11, no hotel Blue Tree Towers, em São Paulo.

Reunindo cerca de 250 lojistas online já atuantes em todo o Brasil, fornecedores de e-commerce e profissionais especializados na área, o evento foi o segundo de uma série de quatro eventos com caráter técnico, promovidos pelo Projeto e-Commerce Brasil, que tem como objetivo desmembrar e aprofundar pontos estratégicos da cadeia de comércio eletrônico.

Com palestras focadas em métricas avançadas para conversão de vendas e a experiência do usuário, a conferência desmistificou alguns pontos estratégicos do comércio eletrônico brasileiro. O primeiro deles é sobre o que podemos considerar uma boa taxa de conversão. “Quem disse que de 2% a 4% é uma boa taxa de conversão? Nos Estados Unidos, as lojas possuem taxas de 15%, 18%, 20%. Existem lojas que convertem mais de 40% das vendas. Precisamos customizar, estruturar a loja virtual, conhecer melhor o cliente. Temos que jogar nossa meta em 15%, 20%, para conseguir converter ao menos 8%, 10%”, afirma Mariano Farías, da VTEX.

Para confirmar esses números, Gerson Rolim, diretor do Instituto Latino Americano de Comércio Eletrônico (ILCE) e da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), mostra todo o potencial de mercado que existe no país. “Hoje existe o Brazilian Dream (exuberância do e-Commerce + Copa de Mundo + Olimpíadas). Todos querem entrar no e-commerce brasileiro. O Brasil representa cerca de 60,8% do volume do comércio eletrônico na América Latina, incluindo o México, que é o segundo colocado com 12,1%. Temos um potencial gigantesco para ser explorado, somos a bola da vez”, explica.

image

E após trazer o cliente para loja e apontar o produto, como fazer para que ele não abandone o carrinho na hora do check out? Segundo Juliano Motta, do UOL, quase 50% das transações são perdidas durante o processo de fechamento. “O usuário está no check out e queremos confirmar o pedido. É necessário passar todas as informações para evitar que ele clique em voltar, e se perca no meio da transação. É preciso deixar bem explícitas as informações sobre taxas de frete, opções de pagamento, segurança e certificação”, explica.

Segundo Tiago Baeta, diretor de operações do Grupo iMasters e idealizador do Projeto e-Commerce Brasil, a conferência técnica correspondeu a todas as expectativas. “Esse é o segundo evento das quatro conferências técnicas, e a cada encontro, estamos mais no caminho de alavancar, consolidar e buscar a excelência em e-commerce. Queremos aprimorar e mostrar todo o potencial de comércio eletrônico que o Brasil tem”, finaliza.

O projeto e-Commerce Brasil é mantido pelas empresas: Grupo iMasters, Mercado Livre, BuscaPé, Grupo DGB, Site Blindado, Google, Grupo Abril, VIRID Interatividade Digital, iPagare, Accurate, ClearSale, Completa Logística, Compra3, Dinamize, Dotstore, Internet Innovation, KPL Soluções, Locaweb, MoIP, Megalos Ideas, Dinamize PagSeguro e WB4B/C’ Negócios Online.

Para saber mais sobre o projeto e a agenda de eventos, acesse: www.ecommercebrasil.com.br

Nenhum comentário: