sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ativismo via Facebook, Twitter e YouTube no Brasil

Assim como a Tunísia, o Egito e a Espanha, o Brasil começa a lançar mão das Redes Sociais como meio de ativismo, tanto para Mobilização Social e Política, quanto de fomento à Transparência.

Ativismo via Facebook
Saímos da era tecnológica para entrarmos na era popular!

Nas 2 últimas semanas, 2 eventos organizados via Facebook invadiram as ruas e chamaram a atenção de autoridades e da opinião pública.

Primeiro, o "Churrasco da Gente Diferenciado", convocado na Rede Social após a desistência do Governo em construir uma estação de metrô no bairro de Higienópolis, reuniu cerca de 500 pessoas em frente ao shopping Higenópolis e demais ruas do bairro no dia 15/05/11. Vale lembrar que o evento contou mais de 50 mil adesões no Facebook.

No último sábado, a "Marcha da Maconha", também amplamente divulgada via Facebook, reuniu centenas de pessoas sob o vão do Masp, na avenida Paulista. A Polícia Militar usou balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes. Seis pessoas foram presas e libertadas após assinar um termo de circunstanciado por desobediência.

Sem dúvidas, o uso da web para mobilização pública demonstra o amadurecimento do meio.

Outro exemplo bem-sucedido de mobilização online ela cita o apoio organizado por meio da web durante as chuvas que atingiram a região serrana do Rio no início do ano. O ativismo no Twitter fez, por exemplo, que a hashtag #NaoFoiAciente ganhasse os Trends Topics (TT).

Tão logo as manifestações acontecem, elas já são reportadas por meio de fotos e mensagens no Twitter e Vídeos no YouTube. Em seguida, rendem posts em blogs que são compartilhados no Facebook, gerando uma transparência que independe da grande mídia.

O melhor exemplo da migração de Protesto Online brasileiros para a grande mídia foi a repercussão de um vídeo viral do YouTube, que critica a falta de incentivos ao ensino e à Educação no Estado do RN. A protagonista, a professora de português Amanda Gurgel, foi entrevistada por várias redes de TV e participou do programa "Domingão do Faustão".

- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário: