segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Índice de Confiança do e-Consumidor atinge 86% no 1º semestre de 2010

Índice de Confiança do e-Consumidor dos meses de junho e julho contribuem para manter a métrica de satisfação em alta.

Satisfacao do e-ConsumidorOs consumidores que realizam suas compras pela web estão cada vez mais satisfeitos. No 1º semestre de 2010, o Índice de Confiança do e-Consumidor, desenvolvido pela e-bit, em parceria com o MIS (Movimento Internet Segura), ficou em 86%.

Durante esse período, a confiança do e-Consumidor alcançou mais de 86,5% em junho – o maior resultado do ano. Em março, o índice atingiu o seu menor nível de 2010, ficando pouco abaixo dos 85,5%, mas, ainda assim, acima do patamar de excelência definido pela camara-e.net, de 85%.

O Índice de Confiança do e-Consumidor avalia itens como facilidade de comprar, seleção de produtos, informação sobre os produtos, preços, navegação, entrega no prazo, qualidade dos produtos e do atendimento aos clientes, política de privacidade e manuseio e envio das mercadorias.

A avaliação dos e-Consumidores é colhida por meio de pesquisas nas lojas conveniadas à e-bit, sendo uma no ato da compra e outra após o recebimento do produto.

Satisfação e Aumento das Vendas Online

Mesmo com o aumento expressivo do faturamento do Comércio Eletrônico, crescimento de 40% de janeiro a junho, o Índice de Confiança do e-Consumidor se manteve estável, o que revela o acerto das lojas online no que diz respeito a investimentos na tecnologia de segurança, procedimentos logísticos e treinamento. Podemos afirmar que os varejistas eletrônicos estão conseguindo dar o mesmo nível de atendimento independente de variações no volume de compras.

No período, os consumidores gastaram R$ 379, em média, e a previsão é a de que os gastos atinjam R$ 375 – 12% acima do verificado no ano passado, que era de R$ 335.

O indicador, dedicado a atuar na educação do usuário final em relação às melhores práticas na web, é monitorado pelo Movimento Internet Segura (MIS), comitê da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).

A pesquisa que mede a confiabilidade dos e-Consumidores estimula-os a expressar o nível de satisfação com base em 10 quesitos: Facilidade de Comprar, Seleção de Produtos, Informação sobre os Produtos, Preços, Navegação, Entrega no Prazo, Qualidade dos Produtos, Qualidade do Atendimento a Clientes, Política de Privacidade e Manuseio e Envio dos Produtos.

Índice de Confiança do e-Consumidor – 1º semestre de 2010 - 86%

Fonte: Movimento Internet Segura – camara-e.net (pesquisa: e-bit)

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