sexta-feira, 7 de maio de 2010

Comércio eletrônico chega ao Dia das Mães com a confiança do consumidor em alta

Índice de Satisfação referente ao atendimento no e-Commerce, durante o mês de abril, foi de 86,03%

O Índice de Confiança do e-consumidor, referente ao mês de abril, tranqüiliza as pessoas que já compraram ou ainda pretendem comprar seus presentes para o Dia das Mães pela Internet. O estudo levou em conta a opinião de 107.395 pessoas que adquiriram produtos pela rede entre 01 e 30/04. Delas, 86,03% se disseram satisfeitas com o resultado da transação. O indicador é monitorado pelo Movimento Internet Segura (MIS), comitê da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).

A coordenadora do MIS, Marinês de Assis Gomes, afirma que o resultado de abril é mais uma demonstração do esforço que as lojas vêm fazendo para atender com eficiência o consumidor mesmo nas situações em que o volume de transações é muito maior do que o normal. “O canal Internet está muito aquecido nos últimos meses com algumas lojas experimentando movimentação semelhante à época do Natal. Mesmo assim a variação no indicador de satisfação tem sido muito pequena e sempre se mantendo acima da marca considerada ideal”, diz.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) considera 85% o nível de excelência para avaliar a confiabilidade do usuário sobre o setor. Estamos conseguindo manter uma média de 1 a 2 pontos percentuais acima desta base e isto é bastante significativo se considerarmos que nossa marca de corte é superior inclusive à de países como os Estado Unidos, onde a confiabilidade é considerada satisfatória quando fica acima de 80%.

Os números divulgados recentemente pela camara-e.net, como previsão de faturamento da Internet para o Dia das Mães, confirmam o aquecimento das compras em lojas virtuais. O estudo revela que o comércio eletrônico deve faturar R$ 620 milhões em vendas de bens de consumo nesse ano, o que representaria um acréscimo nominal de 40% ante os R$ 440 milhões registrados em 2008. O período de vendas contabilizado para a data sazonal é entre 25/04/2010 e 09/05/2010.

A entrada de novos players para o canal fará com que o volume de vendas seja ainda maior devido às promoções que serão feitas pelas lojas, motivando os filhos a escolherem de forma mais assertiva o presente que desejam dar às suas mães.

A pesquisa que mede o índice de confiabilidade estimula os e-consumidores a expressar seu nível de satisfação com base em 10 quesitos: Facilidade de Comprar, Seleção de Produtos, Informação sobre os Produtos, Preços, Navegação, Entrega no Prazo, Qualidade dos Produtos, Qualidade do Atendimento a Clientes, Política de Privacidade e Manuseio e Envio dos Produtos.

Índice de Confiança do e-Consumidor – abril de 2010

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Fonte: Movimento Internet Seguracamara-e.net.

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