terça-feira, 18 de agosto de 2009

A Força dos Pequenos (MPEs) no Comércio Eletrônico

A competição esquentou de vez no e-commerce brasileiro

Evolução do Ecossistema do Comércio Eletrônico impulsiona a entrada das MPEs (Micro, Pequenas e Médias Empresas) no Varejo Online e já impacta na descentralização do faturamento geral do Comércio Eletrônico no Brasil.

Segundo o relatório Webshoppers, publicado hoje pela camara-e.net e o e-bit, os resultados do 2º. trimestre de 09 revelam que os dez maiores varejistas online perderam 4,6% de marketshare em relação ao mesmo período de 2008, mesmo tendo registrado um forte crescimento em seus resultados.

Cauda LongaAo mesmo tempo em que os maiores perderam mercado, os pequenos (MPEs ou “Long Tail” do mercado) apresentaram um crescimento de 1,5% de marketshare (vide tabela abaixo).

.

Participação de Mercado

Diferença

Ranking

2º. Trim/2008

2º. Trim/2009

Marketshare

Top 1

40,3%

35,7%

-4,6%

Top 10

75,7%

74,9%

-0,9%

Top 20

85,6%

84,1%

-1,5%

Top 50

91,8%

90,4%

-1,5%

Long Tail (MPEs)

8,2%

9,6%

+1,5%

Fonte: e-bit e CVM.

Este aumento da participação das MPEs no faturamento geral do comércio eletrônico já pode ser considerado uma tendência, pois comparando-se o resultado do 1º. sem/09 em relação ao 1º. sem/08, nota-se que a perda de mercado dos  dez maiores varejistas online cresceu para 5,5%, enquanto a fatia de mercado das MPEs cresceu 1,6%, ampliando o ritmo de crescimento demonstrado no 2º. trim/09 (vide tabela abaixo).

.

Participação de Mercado

Diferença

Ranking

1º. Sem/08

2º. Sem/09

Marketshare

Top 1

41,5%

36,0%

-5,5%

Top 10

76,3%

74,1%

-2,3%

Top 20

85,6%

83,8%

-1,8%

Top 50

91,9%

90,3%

-1,6%

Long Tail (MPEs)

8,1%

9,7%

1,6%

Fonte: e-bit e CVM.

Os fatores que respaldaram a descentralização do comércio eletrônico, verificada nos últimos meses estão relacionadas com a evolução do Ecossistema de empresas que atendem ao Comércio Eletrônico, são:

  • Webmarketing - Sites de Busca e Comparação de Preço democratizando a exposição na Internet a lojas de todos os tamanhos. Exemplos: Google Ad Words, UOL Links Patrocinados e Terra Vitrine;
  • Logística – Fator crítico de influência no nível de satisfação do e-consumidor. Uma vez concluída a compra, o e-consumidor espera receber o produto escolhido dentro do prazo contratado e sem maiores preocupações. Neste cenário, os Correios, único provedor com capacidade nacional, se destacam por oferecer um serviço especial de entregas para o comércio eletrônico, o e-Sedex, serviço de alta qualidade e custos que atendem todos os tamanhos de Varejistas Online.
  • Hosting (hospedagem) – Este aspecto fundamental para a operação do comércio eletrônico, antes caro e complexo, está cada vez mais simplificado e apresentando custos adequados às operações de todos os tamanhos.
  • Meios de Pagamento - O Varejo Online percebe, com maior intensidade que as lojas físicas, a demanda do cliente final pela livre escolha da forma de pagamento. O consumidor muda com facilidade de uma loja para outra, em função da disponibilidade de condições de compra ou de meios de pagamento. O meio de pagamento preferido é o cartão de crédito, mas o lojista deve ficar atento também para novas modalidades de pagamento, como por exemplo, os cartões de financiamento e o pagamento pelo celular.
  • Análise de Risco de Transação – Serviço que auxilia Lojas Virtuais a aumentar seus lucros através do faturamento de pedidos legítimos, diminuindo o risco de perdas na venda direta. Agora também acessível às MPEs.

A grande revolução para as MPEs, nos últimos meses, foi o surgimento dos Hubs de Meio de Pagamento, como o UOL PagSeguro, o Pagamento Certo da Locaweb e o Pagamento Digital do Buscapé. Estes serviços simplificaram e agilizaram de forma inconteste a implantação dos Meios de Pagamento em Lojas Virtuais.

Por fim, a evolução do Ecossistema que atende ao Comércio Eletrônico trouxe às MPEs ferramentas antes apenas acessíveis aos grandes Varejistas Online.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

parabéns pelo Blog....gostaria de convidá-los a visitarem o nosso ...minervapop@blogspot.com...

Obrigado

Anselmo

take disse...

Tank you for the interesting article....
it is really useful for me...