terça-feira, 14 de julho de 2009

Intenção de e-consumo é a maior desde 2006

Carrinho A intenção dos e-consumidores em adquirir produtos na Internet, no 3o. trimestre de 2009, é a maior para este período do ano desde 2006, início da série histórica da pesquisa realizada pela e-bit.

Segundo o levantamento, que consultou 5,2 mil internautas residentes no Estado de São Paulo, 86,1% dos entrevistados informaram que pretendem fazer compras na Internet, ante 83,5% de igual período do ano passado. Na comparação com o segundo trimestre deste ano, houve queda de 1,2 ponto porcentual.

O maior crescimento porcentual na intenção das compras para o terceiro trimestre ocorreu em eletrodomésticos da linha branca, com alta de 19,4%, em relação ao segundo trimestre, que foi de 16,5%. Esse aumento, segundo a e-bit, é creditado aos efeitos da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de geladeiras, fogões e máquinas de lavar, que passou a vigorar em abril. De acordo com a empresa, o estímulo do IPI elevou a categoria da quinta para a terceira colocação entre os produtos mais vendidos na Internet, com uma fatia de aproximadamente 12%.

Na comparação com terceiro trimestre do ano passado, além da linha branca, houve alta na intenção de compra das categorias de eletroeletrônicos (para 31,4%), telefonia e celular (24,1%), produtos para casa (20,9%), cosméticos, perfumaria e saúde (19,6%) e utilidades domésticas (10,8%).

Nenhum comentário: