domingo, 14 de junho de 2009

Google Wonder Wheel – Mapeamento de Nichos na Internet

See full size imageGoogle lança ferramenta para o auxílio à busca e mapeamento de Nichos (temas) na Internet: a Wonder Wheel.

Desta forma, caso a dúvida seja como fazer um “brainstorm” envolvendo palavras-chave referentes a um determinado assunto, a resposta acaba de ser revelada pela Google, por meio da Wonder Wheel. Trata-se de uma ferramenta para a construção de “mind maps” (mapas mentais), que pesquisa o “cérebro do Google” a fim de elaborar uma lista de termos relacionados com o Nicho (tema) selecionado.

Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas no site americano do buscador, ou seja, para utilizá-la é necessário acessar www.google.com.

Além do “mind map” construído com as palavras-chave afins ao tema pesquisado, a ferramenta também relaciona todos os dados e informações pertinentes ao Nicho, listando desde artigos e vídeos até fóruns e comentários publicados em sites de comércio eletrônico, que vendem produtos relacionados ao assunto.

Wonder Wheel

Além de relevante, a utilização da Wonder Wheel é extremamente simples, bastando apenas seguir passos abaixo:

  • Digita-se o tema escolhido na Caixa de Pesquisa padrão do buscador da Google (www.google.com);
  • Em seguida, na tela de Resultado da Pesquisa, deve-se clicar o link “Show Options”, situado abaixo do logo da Google;
  • Por fim, clica-se o link “Wonder Wheel”, localizado no canto inferior esquerdo.

Finalmente, o vídeo abaixo ilustra detalhadamente todas as funcionalidades da nova ferramenta de Mapeamento de Nichos da Google.

Um comentário:

Pedro Souki disse...

Muito interesante, a tendência é de cada vez mais os mecanismos de busca se aproximarem da web semântica e ontologia.

A coisa mais valiosa para google é a relevância dos resultados para o usuário. Na web semântica e nos mind maps você consegue chegar ao que você queria por associações lógicas.