quinta-feira, 28 de maio de 2009

TV Móvel: A televisão chega ao celular

Segundo estudo Global Telecoms Insights (GTI 2009) da TNS, serviço é essencial para 18% dos brasileiros.

Crystal_Clear_app_Internet_Connection_Tools Os mercados asiáticos desenvolvidos (Japão e a Coréia, p.e.) estão muito à frente dos mercados europeu e norte americano no que se refere ao consumo de multimídia móvel, de acordo com o mais recente estudo Global Telecoms Insights (GTI) da TNS.

Esse estudo aponta ainda que o Brasil segue a tendência asiática, também valorizando os serviços de tecnologia móvel.

Os aspectos que mais influenciaram no posicionamento da Ásia Desenvolvida como a região mais avançada em adoção de tecnologia móvel são os seguintes:

  • Investimentos em infraestrutura;
  • Aumento na velocidade das redes;
  • Foco em inovação; e
  • Planos com tarifa flat para serviços de dados.

celular_tv_conteudoAtualmente, o percentual de consumidores que utilizam recursos de TV Móvel no Japão e na Coréia é de 32%, tendo duplicado em comparação ao ano anterior, quando alcançava 14% do total de usuários de telefonia celular.

Em Hong Kong, foi observado um crescimento similar (de 18% a 32%). Por outro lado, o crescimento da TV Móvel na Europa foi consideravelmente menor no ano passado, aumentando somente de 6% para 8%. Nos EUA, mesmo que o número de usuários tenha duplicado no ano passado, a aquisição do serviço permanece relativamente baixa (11%).

O levantamento revela que o crescimento da TV Móvel tem influenciado de tal modo os consumidores da Ásia, que acabou se tornando um fator crítico para a determinação de quais aparelhos serão comprados. Na Coréia, as funções de TV Móvel se tornaram o principal determinante na escolha de aparelhos e são consideradas por 33% dos consumidores, muito à frente do MP3 e das câmeras.

O Brasil está seguindo o caminho da Ásia, segundo o estudo. De acordo com Lucas Pestalozzi, diretor da TNS Brasil, 18% dos usuários no País afirmam que o acesso ao serviço é o maior determinante no momento da compra. "Entre os não-usuários de TV móvel no País, 65% têm interesse em adquirir o serviço", destaca. Dado relevante uma vez que nos EUA e no Reino Unido somente 2% e 5% dos usuários, respectivamente, priorizam a TV móvel na hora de comprar aparelhos.

Servindo de alerta ao mercado brasileiro, o diretor da TNS Techonology e responsável pelo mercado asiático, Stephen Yap, observa que as tecnologias móveis são um sucesso na região porque o modelo de negócio está estruturado em pilares que atendem à cadeia produtiva e, claro, ao consumidor final.

Yap observa, por exemplo, que nos países asiáticos os planos e dados com tarifa flat e custos acessíveis são muito bem estruturados, de forma a atrair o maior número possível de clientes. Fato que já não acontece na Europa e nos Estados Unidos, onde os planos de taxas flat ainda são, no ponto de vista do executivo, relativamente caros e onde ainda é muito comum a cobrança por tráfego de dados.

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